segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ENCONTRO – PROJETO TRILHAS



DATA: 27/12/2013
LOCAL: Sala do NTE/15ª DIRED
Público alvo: Professores de 1º ano e coordenadores pedagógicos/gestores
Objetivo: Propiciar momento de estudo acerca do Projeto TRILHAS com ênfase no kit Trilhas para abrir o apetite poético, oportunizando o trabalho em equipe, tendo em vista a troca de saberes, respeito às diferenças e aprendizagem colaborativa.

 O processo de leitura possibilita essa operação maravilhosa
 que é o encontro do que está dentro do livro
com o que está guardado na nossa cabeça.
(Ruth Rocha)

PAUTA DE TRABALHO

8h – Abertura: Profa. Maura Cavalcante

8h10 – Acolhida: Contação da história A moura torta (Profa. Dorinha)

8h30 – Memória de leitura: contação de experiências com leitura no início de nossa formação leitora.

9h20 – Integração TRILHAS-PNAIC/Reapresentação do material do Projeto

9h40 – Exposição dialogada: Livros que abordam a Língua Portuguesa e a Literatura.
-Livros que priorizam uma aproximação às letras, às letras no interior das palavras, à ordem alfabética;
Favorecem o aprendizado das letras do alfabeto e das correspondências som-grafia. Leitura de lista de palavras ou versos. Ordem alfabética e construção de abecedários.

-Livros em que a tônica é brincar com a sonoridade das palavras;
Poemas, parlendas, quadrinhas, advinhas e trava-línguas; textos da tradição oral. Permitem a reflexão sobre rimas, repetições de palavras, aliterações e outras sutilezas do extrato sonoro.

-Livros que exploram o vocabulário, a formação de palavras e o significado delas;
Perceberem a multiplicidade de significados que certas palavras têm ou a singularidade de certas expressões que falamos e escrevemos no dia a dia. Criação de novas palavras jogando com as dimensões de forma e sentido dos vocábulos.

-Livros em que predomina a exploração de alguns recursos linguísticos utilizados para a construção da textualidade;
Onomatopeias, repetições de frases. Utilização de efeitos estáticos para surpreender o leitor ou reproduzir os sons que escutamos.

-Textos literários como narrativas de ficção em prosa ou poesia.
Contação de histórias, momentos poéticos sem preocupação com os aspectos das dimensões anteriores. Formação de leitor literário; leitura prazerosa, autônoma de fruição. Associação do deleite à vivência de estratégias de compreensão leitora.

Tais livros podem integrar diferentes estratégias didáticas, contribuindo para que as crianças participem de práticas de leitura com finalidades diversas e iniciem a sua produção escrita.

10h40 – Socialização de ações desenvolvidas em sala de aula.

12h – Almoço

13h – Estudo do Caderno Trilhas para abrir o apetite poético (leitura e discussão da proposta de trabalho – Caderno de Estudos)
Formação de GT
GT A – Canções
GT B – Histórias rimadas
GT C – Poemas
GT D – Parlendas

15h- Socialização das atividades
 15h50- Avaliação
16h- Encerramento

Vastí Marques e Véscia Paiva
Trilheiras da 15ª DIRED

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