DATA: 27/12/2013
LOCAL: Sala do NTE/15ª DIRED
Público alvo: Professores de 1º ano e coordenadores
pedagógicos/gestores
Objetivo: Propiciar momento de estudo acerca do Projeto TRILHAS com ênfase no kit
Trilhas para abrir o apetite poético,
oportunizando o trabalho em equipe, tendo em vista a troca de saberes, respeito
às diferenças e aprendizagem colaborativa.
O processo de leitura possibilita essa
operação maravilhosa
que é
o encontro do que está dentro do livro
com o que está guardado na nossa cabeça.
(Ruth
Rocha)
PAUTA DE TRABALHO
8h – Abertura: Profa. Maura Cavalcante
8h10 – Acolhida: Contação da história A moura torta (Profa. Dorinha)
8h30 – Memória de leitura: contação de experiências com leitura no
início de nossa formação leitora.
9h20 – Integração TRILHAS-PNAIC/Reapresentação
do material do Projeto
9h40 – Exposição dialogada: Livros que abordam a Língua Portuguesa e a
Literatura.
-Livros que
priorizam uma aproximação às letras, às letras no interior das palavras, à
ordem alfabética;
Favorecem
o aprendizado das letras do alfabeto e das correspondências som-grafia. Leitura
de lista de palavras ou versos. Ordem alfabética e construção de abecedários.
-Livros em
que a tônica é brincar com a sonoridade das palavras;
Poemas,
parlendas, quadrinhas, advinhas e trava-línguas; textos da tradição oral.
Permitem a reflexão sobre rimas, repetições de palavras, aliterações e outras
sutilezas do extrato sonoro.
-Livros que
exploram o vocabulário, a formação de palavras e o significado delas;
Perceberem
a multiplicidade de significados que certas palavras têm ou a singularidade de
certas expressões que falamos e escrevemos no dia a dia. Criação de novas
palavras jogando com as dimensões de forma e sentido dos vocábulos.
-Livros em
que predomina a exploração de alguns recursos linguísticos utilizados para a
construção da textualidade;
Onomatopeias,
repetições de frases. Utilização de efeitos estáticos para surpreender o leitor
ou reproduzir os sons que escutamos.
-Textos
literários como narrativas de ficção em prosa ou poesia.
Contação
de histórias, momentos poéticos sem preocupação com os aspectos das dimensões
anteriores. Formação de leitor literário; leitura prazerosa, autônoma de
fruição. Associação do deleite à vivência de estratégias de compreensão
leitora.
Tais livros podem integrar
diferentes estratégias didáticas, contribuindo para que as crianças participem
de práticas de leitura com finalidades diversas e iniciem a sua produção
escrita.
10h40 – Socialização de ações desenvolvidas em
sala de aula.
12h – Almoço
13h – Estudo do Caderno Trilhas para abrir o apetite poético (leitura e
discussão da proposta de trabalho – Caderno de Estudos)
Formação de GT
GT A – Canções
GT B – Histórias rimadas
GT C – Poemas
GT D – Parlendas
15h- Socialização das atividades
15h50- Avaliação
16h- Encerramento
Vastí Marques e Véscia Paiva
Trilheiras da 15ª DIRED
Trilheiras da 15ª DIRED
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