Conforme já fora divulgado, a Olimpíada de Língua Portuguesa realizou nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo, o Seminário Nacional Olimpíada em Rede, com vistas à formação continuada que se propõe fazer e oferecer aos professores de Língua Portuguesa.
Entre os assuntos tratados no
Seminário, destacou-se o estudo "Ecos das cidades na voz dos jovens",
apresentado pela representante do Cenpec Maria Tereza Cardia. O estudo foi
realizado com base em uma amostra de seiscentos textos da categoria Artigo de
opinião que chegaram até a Olimpíada entre 2008 e 2012, com a intenção de
analisar o conteúdo desse material. O vídeo com a apresentação deste estudo
está disponível no site da Olimpíada http://escrevendo.cenpec.org.br/.
Um dos aspectos que podem ser
enfatizados a partir do estudo é que este reafirma a necessidade de o professor
trabalhar com o gênero Artigo de opinião em sala de aula, levando o aluno a ir
muito além da denúncia (descontentamento) dos problemas que existem na
realidade que o cerca, ou seja, é preciso levar o educando a argumentar, tentar
interferir na sua realidade, ensinando-o a resolver os problemas pela palavra,
e não pela força. Além disso, o estudo mostra, entre outros aspectos, os temas
eleitos pelos alunos e, dentre eles, destacam-se a questão econômica, emprego,
desigualdade, infraestrutura e serviços públicos. A temática da
criminalidade e segurança é apontada em textos de alunos de municípios com mais
de 50 mil habitantes.
Em seguida, foi realizada uma
mesa-redonda com a participação da jornalista e escritora Eliane Brum, do
apresentador João Alegria (Canal Futura) e do antropólogo Alexandre Barbosa
Pereira (da Unifesp). A mesa-redonda também está disponível no mesmo site. Cada
um dos participantes da mesa-redonda analisou os textos sob um determinado
aspecto. Um dos pontos mais polêmicos desse momento foi a questão apresentada
pela jornalista Eliane Brum, que destacou a sua preocupação em relação a esse
gênero, que deveria ser aquele com maior presença de singularidade e marcas de
autoria. No entanto, a voz própria do aluno muitas vezes cede lugar à
padronização do gênero. Na opinião dela, isso ocorre pelo fato de que os outros
gêneros trabalhados pela Olimpíada são literários, ao passo que o Artigo de
opinião segue o modelo dos textos publicados em jornais.
Outros momentos importantes da
formação aconteceram com a Superintendente do Cenpec, Ana Helena Altenfelder, e
a representante da Fundação Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, que falaram
sobre a formação de professores e a frágil relação entre teoria e prática,
assim como a professora Heloísa Collins (da Fundação Vanzolini) expôs sobre a
mediação em ambientes virtuais de aprendizagem.
Um ponto muito importante
enfatizado durante os dois dias do Seminário foi a questão da oportunidade de
formação continuada oferecida pela Olimpíada de Língua Portuguesa aos
professores de Língua Portuguesa ou mesmo aos pedagogos, seja por meio dos
materiais disponibilizados (Revista Ponta do Lápis, Cadernos com os quatro
gêneros textuais propostos pela Olimpíada, na metodologia da sequência
didática, entre outros), tanto impressos como disponíveis no ambiente virtual,
seja por meio dos cursos disponíveis em ambiente virtual (atualmente dois estão
em andamento - Sequência Didática: Aprendendo por Meio de Resenhas e
Caminhos da Escrita). A Olimpíada de Língua Portuguesa, que em 2014 realiza
a sua quarta edição, é um projeto em larga escala que visa maior qualidade no
ensino de língua materna. Mesmo culminando com um concurso de textos, essa
competição ocorre de forma colaborativa, conforme enfatizado pela jornalista
Eliane Brum, já que os textos são frutos da interação entre professor e aluno,
aluno e comunidade, aluno e conhecimento, demonstrando a conexão com as
temáticas de um mundo contemporâneo no qual os jovens estão inseridos.
Na ocasião, ainda foi apresentado o desenho da Olimpíada de Língua Portuguesa para 2014, inclusive com a data de adesão para estados, municípios e escolas.
Na ocasião, ainda foi apresentado o desenho da Olimpíada de Língua Portuguesa para 2014, inclusive com a data de adesão para estados, municípios e escolas.
PERGUNTE À OLÍMPIA
Na página da Olimpíada (veja site
acima) também está disponível o espaço Pergunte à Olímpia, destinado a esclarecer
dúvidas sobre a Língua Portuguesa de professores e estudantes, os quais podem
escrever, perguntar à vontade e, às terças-feiras, as respostas são postadas.
quais sao os conteudos da olimpiadas de lingua portuguesa?
ResponderExcluir