sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PNAIC realiza seminário de encerramento

Nos dias 2 a 4 de dezembro acontecerá o Seminário de Encerramento do Curso de Formação de Orientadores de Estudo do RN, encontro que reunirá os profissionais de educação envolvidos com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tendo como sede dos trabalhos o Hotel Imirá Plaza, os participantes terão desde oficinas pedagógicas à troca de relatos sobre experiências em sala de aula durante os dias do evento.
O PNAIC é uma ação promovida pelo Ministério da Educação, mediante acordo firmado com estados, municípios e entidades. O objetivo é enfrentar um dos maiores desafios da educação em nosso país: a alfabetização de crianças nos primeiros anos de sua escolarização.

Nesse sentido, o Pacto envolve formação continuada dos Professores alfabetizadores e seus Orientadores de estudo, distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais; avaliação sistemática da aprendizagem das crianças; gestão educacional, controle social e mobilização.
No Rio Grande do Norte dispõe de 5.613 professores alfabetizadores, atendendo cerca de 112 mil estudantes em todos os municípios do Estado, e exceto Galinhos. Somando todos os outros profissionais envolvidos o número de pessoas que atuam nesse processo chega a mais de 6 mil.
O Pacto é coordenado no estado pela Prof. Dr. Denise Maria de Carvalho Lopes, da UFRN. Na abertura do seminário, ela e o profº Dr. Arthur Gomes de Morais (UFPE) farão a conferência magna com o tema “O processo de alfabetização no PNAIC”. No dia seguinte, terça (3), haverá uma mesa redonda sobre “Alfabetização de crianças e formação de professores”, com educadores das universidades do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Todos os dias do eventos ocorrerão sessões de comunicação entre os participantes, com o intuito de proporcionar a troca de experiências entre os participantes e apresentação de banners sobre projetos executados pelo Estado.
Utilidade Pública:
Seminário de Encerramento do Curso de Formação de Orientadores de Estudo do RN
Local: Hotel Imirá Plaza, Via Costeira, Natal – RN
Data: 2 a 4 de dezembro de 2013 
Informações: 3232-1436
 
Fonte:  Portal da Educação

COMUNICADO DA SEEC/RN

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte informa aos professores, técnicos e gestores da Rede Estadual de Educação que entre os dias 1º a 15 de dezembro  as atividades da Coordenadoria de Administração de Pessoal e dos Recursos Humanos (COAPRH) estarão suspensas para o público. O motivo da suspensão é a necessidade de realização dos balancetes referentes aos processos que tramitam na coordenadoria citada.
Todos os processos, dúvidas e requerimentos devem ser apresentados a partir do dia 16 de dezembro. Para maiores informações ligar para o telefone 3232-1334 / 3232-1300.
Natal, 29 de novembro de 2013
Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Educação e Cultura
 
FONTE: Portal da Educação

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Seminário de Educação Inclusiva




LOCAL: Escola Estadual 4 de Setembro - 15ª DIRED 
DATA:
26 e 27 de novembro de 2013
HORÁRIO: 8h às 16h

PÚBLICO ALVO: Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores do A.E.E. das escolas estaduais circunscritas à 15ª DIRED
OBJETIVO: Contribuir com o processo formativo da Equipe Pedagógica e professores do Atendimento Educacional Especializado- AEE, relativo às diversas áreas de atuação na Educação Especial, na perspectiva de favorecer a inclusão de todos os alunos.

PROGRAMAÇÃO

DIA: 26/11
8h –  Abertura: Profa. Maura Cavalcante Moraes –  Gestora da 15ª DIRED
8h30min.   – Exposição dialogada: Marcos Políticos e Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva(Política Nacional de Educação Especial – MEC/2008, Nota Técnica Nº 11, Resolução Nº 4/ 2009 - CNE/CEB, Resolução Nº 2/2012-CEE/RN).

10h – Palestra: Altas Habilidades/Superdotação
            Ministrantes:
Profa. Ivana e profa. Inês
12h     Almoço
13h – Exposição dialogada: Atendimento Educacional Especializado (AEE)/ Tecnologia Assistiva         
           (trabalhando com o Boardmaker).
            Ministrante: Profa. Marnilce Lopes
14h30min. – Tecnologia Assistiva (trabalhando com o
                        Boardmaker).
                 
Ministrante: Profa. Marnilce Lopes

DIA: 27/11
8h – Palestrante: Deficiência Auditiva
         Ministrante: Profa. Flávia Fernandes
10h – Palestra: Deficiência Visual
         Ministrante: Profa. Antonia Lucélia e profa. Ana Lúcia
12h  – Almoço
13h – Palestra:  Deficiência Intelectual
            Ministrante:  Profa. Marnilce Lopes
14h30min. – Palestra: Transtorno Global do Desenvolvimento                             Ministrante:  Profa. Marnilce Lopes
16h   – Avaliação/Encerramento

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Começam as matrículas para a rede estadual de ensino

O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (18), o período de solicitação de matrículas para as escolas estaduais em 2014. O estudante que deseja ingressar na rede estadual tem até o dia 22 de dezembro para acessar o site www.sigeduc.rn.gov.br e solicitar sua vaga. Os alunos que já estão na rede e desejam mudar para outra escola estadual também devem solicitar a sua transferência pelo sistema. Já os estudantes que irão permanecer nas escolas estaduais em que estudam atualmente precisam solicitar a renovação de matrícula nas secretarias das unidades.

Entre as principais mudanças deste ano está a necessidade do aluno apresentar o número do CPF na hora de solicitar a matrícula. Para facilitar o acesso dos estudantes ao documento, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com a Educação, formou equipes distribuídas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, para cadastrar o CPF dos alunos diretamente nas escolas. No interior e na capital, o cronograma de cadastramento do CPF continua, mesmo com o início das solicitações de matrícula.

Matrículas só podem ser feitas pela internet

Testado na matrícula 2013 em Natal, o Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, está sendo utilizado pela primeira vez para as matrículas nas escolas do interior do Estado. Quando o ano letivo for iniciado, ele vai possibilitar aos alunos, professores, gestores e familiares o acesso aos recursos e informações relacionadas às rotinas escolares. O aluno fará não apenas sua matrícula online, mas acompanhará suas notas e frequências, os conteúdos curriculares, poderá interagir com os professores e outros alunos da turma, receberá comunicados e terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola.

Entre os principais benefícios também estão o aplicativo Diário de Classe para tablets, transparência e acesso aos dados escolares, mapa georeferenciado, com localização das escolas da rede por mapas e rotas de transporte coletivo escolar, dados sobre a vida escolar do aluno e perfil dos professores, por escola, organização das turmas de alunos por série e modalidades de ensino, vagas disponíveis por escola, reordenamento e enturmação de alunos.

Para a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, com a matrícula 2014, o Governo cumpre o seu planejamento de estadualizar o SIGEduc até dezembro de 2013. “O que estamos acompanhando agora é uma verdadeira transformação na gestão da rede estadual, saindo da era do papel e entrando na era digital. Também ficarão no passado as longas filas que os pais enfrentavam para garantir a matrícula de seus filhos nas escolas mais procuradas. É a tecnologia que deu certo na UFRN a serviço da Educação Básica do Rio Grande do Norte”, reforçou a secretária.

O endereço eletrônico para acessar o sistema é o www.sigeduc.rn.gov.br. Mesmo quem não está inserido na comunidade escolar pode conferir algumas funcionalidades, como a consulta às escolas por bairro, distrito ou município, consulta de unidades escolares próximas a sua residência, com a possibilidade de indicação de rotas para se chegar ao local, e visualização do mapa de unidades por todo o Estado.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Portaria n° 1103/2013 SEEC/GS

        
Informamos que a Secretaria do Estado de Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, em conjunto com a Coordenadoria de Administração de pessoal e dos Recursos Humanos - COAPRH, Noemia Joalina Alves Pinheiro, no uso de suas atribuições legais,
Considerando a necessidade de realização de balancete dos processos que tramitam na supra sitada coordenadoria, localizada no Centro Administrativo - BR 101 - KM 0, Bloco II - 1° Andar - Lagoa Nova - 59064-901 - Natal-RN.
Resolvem:
Art. 1° Suspender o atendimento ao público no período de 01 a 15 de dezembro de 2013.
Art. 2° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Gabinete da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, em Natal/RN
19 de novembro de 2013.
Publique-se, Registre-se, Cumpra-se.

Em atendimento a essa Portaria solicitamos que a mesma seja divulgada para que nenhum servidor venha a COAPRH e não seja atendido.
Atenciosamente,
COAPRH

Edital n° 05/2013-SEEC/ Edital de Retificação n° 006/2013







terça-feira, 12 de novembro de 2013

Educação Básica inicia ciclo de avaliações

Iniciou-se ontem a aplicação das provas que medirão rendimentos do ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino por todo o estado do Rio Grande do Norte. Essas atividades fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do RN. As provas serão aplicadas até o dia 21 de novembro.

Serão três as avaliações aplicadas nas escolas da rede estadual: a ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização, que consiste em provas de leitura, escrita e matemática para turmas de 3º ano do ensino fundamental; a Prova Brasil, exame que avalia as noções de leitura e matemática para turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental; e a ANEB - Avaliação Nacional da Educação Básica, que medirá o conhecimento dos alunos nas áreas de leitura, matemática e ciências para turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

A ANEB tem caráter amostral, sendo aplicada somente em algumas escolas públicas e particulares previamente selecionadas. Já a Prova Brasil e a ANA são aplicadas em todas as escolas públicas, nos anos avaliados.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

A cada dois anos, o SAEB avalia as habilidades dos estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio nas áreas de leitura e de matemática, gerando o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de escolas e redes de ensino.

A partir deste ano também passa a avaliar anualmente as proficiências em leitura, escrita e matemática de estudantes do 3º ano do ensino fundamental, tendo em vista as finalidades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Olimpíada de Língua Portuguesa: mais que um concurso, uma oportunidade de formação continuada


Conforme já fora divulgado, a Olimpíada de Língua Portuguesa realizou nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo, o Seminário Nacional Olimpíada em Rede, com vistas à formação continuada que se propõe fazer e oferecer aos professores de Língua Portuguesa.
Entre os assuntos tratados no Seminário, destacou-se o estudo "Ecos das cidades na voz dos jovens", apresentado pela representante do Cenpec Maria Tereza Cardia. O estudo foi realizado com base em uma amostra de seiscentos textos da categoria Artigo de opinião que chegaram até a Olimpíada entre 2008 e 2012, com a intenção de analisar o conteúdo desse material. O vídeo com a apresentação deste estudo está disponível no site da Olimpíada http://escrevendo.cenpec.org.br/.
Um dos aspectos que podem ser enfatizados a partir do estudo é que este reafirma a necessidade de o professor trabalhar com o gênero Artigo de opinião em sala de aula, levando o aluno a ir muito além da denúncia (descontentamento) dos problemas que existem na realidade que o cerca, ou seja, é preciso levar o educando a argumentar, tentar interferir na sua realidade, ensinando-o a resolver os problemas pela palavra, e não pela força. Além disso, o estudo mostra, entre outros aspectos, os temas eleitos pelos alunos e, dentre eles, destacam-se a questão econômica, emprego, desigualdade, infraestrutura e serviços públicos.  A temática da criminalidade e segurança é apontada em textos de alunos de municípios com mais de 50 mil habitantes.
Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda  com a participação da jornalista e escritora Eliane Brum, do apresentador João Alegria (Canal Futura) e do antropólogo Alexandre Barbosa Pereira (da Unifesp). A mesa-redonda também está disponível no mesmo site. Cada um dos participantes da mesa-redonda analisou os textos sob um determinado aspecto. Um dos pontos mais polêmicos desse momento foi a questão apresentada pela jornalista Eliane Brum, que destacou a sua preocupação em relação a esse gênero, que deveria ser aquele com maior presença de singularidade e marcas de autoria. No entanto, a voz própria do aluno muitas vezes cede lugar à padronização do gênero. Na opinião dela, isso ocorre pelo fato de que os outros gêneros trabalhados pela Olimpíada são literários, ao passo que o Artigo de opinião segue o modelo dos textos publicados em jornais.
Outros momentos importantes da formação aconteceram com a Superintendente do Cenpec, Ana Helena Altenfelder, e a representante da Fundação Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, que falaram sobre a formação de professores e a frágil relação entre teoria e prática, assim como a professora Heloísa Collins (da Fundação Vanzolini) expôs sobre a mediação em ambientes virtuais de aprendizagem.
Um ponto muito importante enfatizado durante os dois dias do Seminário foi a questão da oportunidade de formação continuada oferecida pela Olimpíada de Língua Portuguesa aos professores de Língua Portuguesa ou mesmo aos pedagogos, seja por meio dos materiais disponibilizados (Revista Ponta do Lápis, Cadernos com os quatro gêneros textuais propostos pela Olimpíada, na metodologia da sequência didática, entre outros), tanto impressos como disponíveis no ambiente virtual, seja por meio dos cursos disponíveis em ambiente virtual (atualmente dois estão em andamento - Sequência Didática: Aprendendo por Meio de Resenhas e Caminhos da Escrita). A Olimpíada de Língua Portuguesa, que em 2014 realiza a sua quarta edição, é um projeto em larga escala que visa maior qualidade no ensino de língua materna. Mesmo culminando com um concurso de textos, essa competição ocorre de forma colaborativa, conforme enfatizado pela jornalista Eliane Brum, já que os textos são frutos da interação entre professor e aluno, aluno e comunidade, aluno e conhecimento, demonstrando a conexão com as temáticas de um mundo contemporâneo no qual os jovens estão inseridos.
Na ocasião, ainda foi apresentado o desenho da Olimpíada de Língua Portuguesa para 2014, inclusive com a data de adesão para estados, municípios e escolas.

PERGUNTE À OLÍMPIA
Na página da Olimpíada (veja site acima) também está disponível o espaço Pergunte à Olímpia, destinado a esclarecer dúvidas sobre a Língua Portuguesa de professores e estudantes, os quais podem escrever, perguntar à vontade e, às terças-feiras, as respostas são postadas.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ENCONTRO PEDAGÓGICO



DATA: 06 e 07 de novembro de 2013
HORÁRIO: 08h às 16h
LOCAL: Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo – Pau dos Ferros
PÚBLICO: Gestores, Coordenadores, Representantes de Supervisores e de Professores Regentes de Sala de Aula

OBJETIVO: Analisar os resultados do ensino e da aprendizagem na escola, com foco nos impactos da aplicação dos recursos do PDE/PDDE nas ações pedagógicas.

TEMA: Plano de Desenvolvimento da Escola/PDE x ensino-aprendizagem: avaliando resultados
PROGRAMAÇÃO

8h  – Abertura – Profa. Maura Cavalcante Moraes de Sá
8h10m. – Destaques:
       Dia 06/11: Apresentação do Projeto: Velame-do-campo na produção de melífera (Classificado em 2º lugar na RN Ciência/2013) – Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo – Pau dos Ferros/RN
              Dia 07/11: Apresentação do Projeto: Água, princípio e fim de todas as coisas (Projeto participante da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente/2013) – Escola Estadual Tarcísio Maia – Pau dos Ferros/RN
8h30m. – Apresentação da Programação do Encontro
8h35m. – Compartilhamento da reflexão da Escola acerca da qualidade do ensino, considerando os recursos financeiros recebidos e aplicados e as metas definidas.
                  Dia 06/11:
Ø Bloco 01: E. E. Prof. Pedro Raimundo do Nascimento, E. E. Prof. José Próspero, E. E. Cristóvão Colombo de Queiroz, E. E. Cid Rosado, E. E. 26 de Março (Francisco Dantas), E. E. Vicente de Fontes.
Ø Projeção do vídeo: A bagagem
Ø Bloco 02: E. E. Coronel Fernandes, E. E. Mariana Cavalcanti, E. E. 26 de Junho, E. E. Des. Licurgo Nunes, E. E. 26 de Março (Paraná), E. E. Epifânio Duarte Coutinho.
Ø Momento musical:
Ø Bloco 03:, E. E. Dr. José Fernandes de Melo, E. E. Profa. Maria Edilma de Freitas, E. E. Des. Sinval Moreira Dias, E. E. Margarida de Freitas, E. E. José Ferreira da Costa, E. E. Profa. Maria Angelina Gomes.
Ø   Recitação de poesia:
Ø Bloco 04: E. E. Prof. Manoel Herculano, E. E. Gilney de Souza, E. E. Demócrito de Souza, E. E. João Soares de Souza, E. E. Mons. José Aires.

Dia 07/11:
Ø Bloco 01: E. E. Cel. João Pessoa, E. E. Adolfo Fernandes, E. E. Francisco Dantas, E. E. Major Felipe, E. E. Zéo Fernandes, E. E. Cel. Antonio Germano.
Ø    Projeção do vídeo: A bagagem
Ø Bloco 02: E. E. Pe. Bernardino Fernandes, E. E. Antonio Dias Fernandes, E. E. Francisco Nunes, E. E. José Guedes do Rego, E. E. Teófilo Rêgo, E. E. Tarcísio Maia.
Ø    Momento musical:
Ø Bloco 03: E. E. 4 de Setembro, E. E. Ubiratan Galvão, E. E. Patronato Alfredo Fernandes, E. E. João Escolástico, E. E. Francisco Antonio de Moura, E. E. 29 de Março.
Ø   Recitação de poesia:
Ø Bloco 04: E. E. Mano Marcelino, E. E. Bernardino Rodrigues, E. E. Padre Cosme, E. E. Lindalva Maria de Souza, E. E. Vicência Raquel, E. E. Acadêmico Mauro Abrantes.
Ø Intervenção Pedagógica (Mediadoras do Encontro)
1.    Foco na Gestão financeira descentralizada: planejamento, aplicação e acompanhamento de recursos x resultados do ensino e da aprendizagem das escolas circunscritas à 15ª DIRED.
15h40m. – Avaliação do Encontro Pedagógico
16h   – Encerramento

Em novembro, nossos especiais cumprimentos para...

7 - Ilma Maria Lopes do Nasicmento
13 - Naelcilene Maia da Costa Souza
28 - Maria das Graças Cavalcante Leite

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

III FEIRA CIÊNCIA PARA TODOS NO SEMIÁRIDO POTIGUAR/2013


TRABALHOS PREMIADOS/15ª DIRED

E. E. Prof. Pedro Raimundo do Nascimento/Água Nova
Prêmio: Destaque em Ciências Agrárias
Oferecimento: Departamento de Ciências Animais - DCAn/UFERSA
Projeto: REDUÇÃO DE ÁGUA EM IRRIGAÇÃO
Educandos: SONARA SANDRE DA COSTA, ADALGIZA KALINE ALVES PEREIRA, JOSÉ DANIEL DE LIMA SILVA.
Professor/Orientador: RISTEKLEYTON PEIXOTO DA SILVA

E. E. Mariana Cavalcanti/Luís Gomes
Prêmio: Destaque em C. da Saúde
Oferecimento: Meio Dia Refeições
Projeto: O poder das Ervas Medicinais do Semiárido no Combate às Doenças do Sertanejo: uma busca de cura na Medicina Popular
Educandos: Ana Beatriz Barbosa Cavalcante, Francisco Adonias da Silva Oliveira, Lucas de Souza Bernardo.
Professora/Orientadora: Solange Batista da Silva.

E. E. Mariana Cavalcanti/Luís Gomes.
Prêmio: Destaque em C. Sociais.
Oferecimento: CVC
Projeto: A convivência da população na comunidade de Luís Gomes-RN com a falta d’água durante Dois anos de Seca.
Educandos: Francisco de Assis de Oliveira Júnior, Sara Lima e Silva.
Professora/Orientadora: Solange Batista da Silva.

E. E. Prof. Pedro Raimundo do Nascimento/Água Nova
Prêmio: Destaque em Reciclagem
Oferecimento: Norsal
Projeto: GERAÇÃO DE RENDA A PARTIR DA RECICLAGEM DO LIXO NO MUNICÍPIO DE ÁGUA NOVA
Educandos: FRANCISCA ÉRICA VIANA DOS SANTOS, MARIA LEIDAIANY LOPES FERREIRA, KÍVIA VALÉRIA FERNANDES OLIVEIRA.
Professor/Orientador: RISTEKLEYTON PEIXOTO DA SILVA.

E. E. Cristóvão Colombo de Queiroz/Doutor Severiano.
Prêmio: Destaque em Recursos Hídricos
Oferecimento: Fundação Guimarães Duque e SENAI
Projeto: ÁGUA, FONTE QUE BROTA DA TERRA: mapeamento das nascentes naturais de água no município de Doutor Severiano/RN.
Educandos: DAVI EMANUEL NOGUEIRA DE AQUINO, ANA BEATRIZ MARTINS, MARIA ADRIANA PINHEIRO DE OLIVEIRA.
Professora/Orientadora: KELIANE QUEIROZ DE LIMA.

E. E. João Soares de Souza/Venha Ver
Prêmio: Honra ao Mérito
Oferecimento: Visão Vídeo e SENAI
Implantação de coleta seletiva de pilhas e baterias na sede do município de Venha
Ver, uma forma de prevenção.
Educandos: CARLOS ALBERTO QUEIROZ DE AQUINO, MARIA MONICA DE JESUS CARVALHO, THAIS CÁSSIA BARBOSA.
Professor/Orientador: JOSÉ WALBER ALVES CARNEIRO.

Profa. Antonia Francisca da Costa Neri
Técnica Pedagógica/Ensino Médio - 15ª DIRED/Pau dos Ferros-RN.