terça-feira, 27 de maio de 2014

CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA DA REGIÃO OESTE



Estão abertas as inscrições para o II CONGESPRO – Congresso de Gestão Pública da Região Oeste - que acontecerá em Mossoró nos dia 4 e 5 de Junho. Realizado pela Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos/SEARH, por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, em parceria com o CRA - Conselho Regional de Administração – e a UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, o evento trará sete palestrantes das diversas áreas da gestão com o objetivo de discutir práticas de gestão públicas e formas de trazê-las para a realidade dos municípios do interior, tornando o desenvolvimento econômico mais igualitário entre os municípios do Rio Grande do Norte.
Para se inscrever basta acessar o site http://www.portal.rn.gov.br/congespro2014, procurar no menu, à esquerda da tela, o link INSCRIÇÃO e responder a um breve questionário. Ao fim haverá a opção de Enviar Inscrição, é só clicar e esperar pela confirmação via e-mail para estar definitivamente inscrito no II CONGESPRO.
A abertura do evento será no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, durante a noite do primeiro dia. Já o circuito de palestras, painéis e conferências serão realizados durante todo o segundo dia no Hotel VillaOeste.
Juliana Garcez / SEARH

quarta-feira, 21 de maio de 2014

PROGRAMA RN ALFABETIZADO



PROCESSO SELETIVO DE ALFABETIZADORES, VOLUNTÁRIOS E TRADUTORES – INTÉRPRETES DE LIBRAS

A 15ª DIRED informa que foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte nº 13.196, em 21 de maio de 2014, o Edital nº 01/2014/SEEC para tornar público a realização do processo Seletivo de Alfabetizadores, Voluntários e Tradutores – Intérpretes de Libras, para atuar no Programa Brasil Alfabetizado atendendo à demanda de 167 (cento e sessenta) municípios do Estado do Rio Grande do Norte.
O Processo Seletivo será feito por meio de Análise de Currículo (comprovado), de acordo com os critérios de atribuição de pontuação, constantes no Anexo II do referido Edital.
A entrega do Currículo será no período de 26 a 30 de maio de 2014, das 8h às 17h, na 15ª DIRED – Travessa Joaquim de Holanda, 19, São Judas Tadeu – Pau dos Ferros/RN – Tel.: (84) 3351-3361.
 

 PROCESSO SELETIVO DE COORDENADORES DE TURMAS VOLUNTÁRIOS

A 15ª DIRED informa que foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte nº 13.196, em 21 de maio de 2014, o Edital nº 02/2014/SEEC para tornar público a realização do processo Seletivo de Coordenadores de Turmas Voluntários,  para atuar no Programa Brasil Alfabetizado atendendo à demanda de 167 (cento e sessenta) municípios do Estado do Rio Grande do Norte.
O Processo Seletivo será feito por meio de Análise de Currículo (comprovado), de acordo com os critérios de atribuição de pontuação, constantes no Anexo II do referido do Edital.
A entrega do Currículo será no período de 26 a 30 de maio de 2014, das 8h às 17h, na 15ª DIRED DIRED – Travessa Joaquim de Holanda, 19, São Judas Tadeu – Pau dos Ferros/RN – Tel.: (84) 3351-3361.

Link para acesso ao edital: http://187.60.78.22/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20140521&id_doc=459424

sábado, 10 de maio de 2014

O doce padecimento de Ser mãe, na poesia de Letícia Thompson

Ser mãe dói.
Dói quando o filho nasce e ela se pergunta como vai saber educar. Dói quando, tendo o futuro todo pela frente, ela se sente perdida, como se o mundo não tivesse continuação. Dói quando filho chora de noite e ela não sabe bem como acalmá-lo. Ela aprende, então, a interpretar cada choro pra entender seu bebê. Ser mãe dói quando filho fica doente e ela quer trocar de lugar com ele e não pode. Dói quando ela não sabe o que fazer.
Ser mãe dói quando filho não quer começar a escola e ela precisa fazer um esforço sobrenatural para não chorar e deixá-lo começar a vida de gente grande. Ela chora escondido depois. Mas dói também, quando, deixando o filho na escola, ele dá um sorriso e diz adeus. Dói sentir que ele desprega-se, solta-se, torna-se independente. Como dói!!! Ser mãe dói quando filho tem problemas na escola e ela precisa ouvir com naturalidade as queixas. Dói a adolescência, as questões existenciais.
Deve doer demais ver um filho indo para a guerra. Deve doer imensamente ver filho seguindo caminhos diferentes dos que julgamos corretos. Mãe que vê filho sofrendo, sofre dobrado. Ser mãe é uma missão que dói a vida inteira. 
Ser mãe é ter a dádiva do dar. Ela planta e sabe que não é pra ela. 
Jesus também teve mãe. E deve ter doído nela mais que em qualquer outra mulher do mundo. 
Uma mãe é uma ponte entre os céus e a terra. É o ser escolhido por Deus, certamente o mais bendito de toda a criação, para que a terra se encha e se multiplique. 
Ser mãe dói sim. Mas engrandece também. A medida da dor é também a medida da alegria de ver o filho feliz.  A maternidade é a coroa de toda mulher. De espinhos... mas de flores também! 
Benditas sejam todas as mães do mundo!

Compreendemos que todos os dias são das mães. O 2º domingo de maio é, então, o dia escolhido para comemorar.